Buscar

7 de dezembro de 2011

Medo de Férias ?!

Elimar Jacob Salzer Rodrigues

Há algum tempo respondi a esta mesma pergunta em uma entrevista à jornalista Tânia Heluey e a resposta foi Sim.

Pode parecer impensável para a maioria, mas essa ocorrência vem se tornando cada vez mais comum.

São sintomas de antecipação temerosa, um medo não definido, como uma ameaça incontrolável, mais ou menos intensos, possíveis ou não de serem superados espontaneamente ou por esforços que a própria pessoa possa fazer.

Em geral, são pessoas que não conseguem se distanciar da rotina profissional por estarem demasiadamente envolvidas com o trabalho e não terem segurança para delegar funções.

Algumas pessoas encontram na rotina profissional o seu elemento contra-fóbico, a sua zona de conforto emocional, onde tudo é previamente conhecido, não apresentando surpresas ou possíveis riscos, oferecendo a elas a sensação de controle da situação. Sentem-se ali protegidas e manifestam grande desconforto quando essa rotina é quebrada.

Outras podem ter no trabalho a sua única fonte de satisfação e de realização, não suportando afastar-se dele.

Há ainda aquelas que conseguem, com criatividade, escamotear os seus sintomas desenvolvendo maneiras próprias de variar suas atividades de forma prazerosa, sem que para isso precisem se afastar dos seus compromissos de trabalho.

Essas pessoas são hoje chamadas de workholics – do idioma inglês: dependentes do trabalho.

Muitas se vangloriam disso como uma de suas qualidades mais admiráveis. No entanto, o excesso de trabalho pode desencadear problemas clínicos e emocionais diversos, reconhecidos como relacionados ou não com esse problema, por afetar, em graus variáveis, o complexo sistema psicoimunoendócrino.

Os sintomas dos transtornos emocionais são muito intensos e fazem com que a pessoa tome dois caminhos: desista completamente de sair do trabalho ou procure ajuda profissional para vencer essa dificuldade.

O profissional da área Psi visará sempre o equilíbrio emocional, porque é amplamente sabido que a saúde está na harmonia entre o que fazemos emocionalmente de nós, e os sistemas orgânicos.

Boas Férias !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.