Buscar

11 de janeiro de 2014


APNEIA DO SONO, TRANSTORNOS EMOCIONAIS E CARDIOPATIAS

Depressão, redução da memória, explosões emocionais, cardiopatias e morte súbita podem ser causadas por 
Apneia do Sono.

Apneia do sono significa a interrupção da respiração por segundos durante o sono.

Se os episódios de apneia durante o sono forem frequentes e/ou prolongados a pessoa fica sem oxigenação naqueles momentos, o que compromete o funcionamento do coração e do cérebro, órgãos que necessitam oxigenação farta e constante para exercerem suas múltiplas e complexas atividades.
  A redução da oxigenação lesa células de ambos os órgãos.

Funcionamento normal
Os músculos da parte superior da garganta ajudam a manter as vias respiratórias abertas permitindo o livre fluxo de ar para os pulmões, onde ele vai oxigenar o sangue que circulará por todos os órgãos permitindo o seu funcionamento permanente sem sofrimento.

Funcionamento patológico
Em algumas pessoas essa região é mais estreita ou os músculos mais flácidos e quando eles se relaxam durante o sono pode haver oclusão total da faringe impedindo que o ar chegue aos pulmões, provocando a apneia do sono

Apneia do Sono ou SAHOS - Síndrome de Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono.

É a suspensão da respiração por 10 segundos ou mais, em pelo menos cinco episódios por hora de sono. 
Em crianças, bastam dois ou três segundos de parada respiratória para o sangue dar sinais de falta de oxigênio.



Reconhecendo a SAHOS

1. Sinal    
·    Ronco - Profundo insuportável para a pessoa e seu cônjuge. 

Com o aprofundar do sono os roncos tornam-se cada vez mais ruidosos até que haja um período de bloqueio da respiração (apneia).

·     Suspiro intenso - como se a pessoa estivesse saindo de um sufocação - o que realmente é - e o ronco recomeça.

O resultado é um sono fragmentado, não revigorante, com menor oxigenação do sangue e danos celulares.

2. Sintomas emocionais

·       Cansaço, desânimo, sonolência e cefaleia diurnos. A principal causa destes sintomas é o sono de baixa qualidade, embora não se possa negligenciar a pesquisa de outras causas.

·      Redução da memória de curto prazo e da concentração.
·  Irritabilidade, nervosismo, agitação, explosões emocionais, dificuldade de relacionamento interpessoal, social, funcional e familiar.

·     Insônia ou sono agitado e interrompido, em adultos e em crianças.

·  Absenteísmo, com faltas ou atrasos frequentes no trabalho, dificuldade para exercer suas funções, além de perder compromissos, horários, agendamentos.

·   A pessoa está sempre em falta com alguma coisa ou alguém, o que reduz sua auto-estima, desencadeia sintomas depressivos, eleva a tensão emocional, formando um círculo vicioso de transtornos emocionais e prejuízo do sono.

3. Sintomas cardiovasculares


·       Fatores de risco para doenças cardiovasculares: predisposição familiar, hipertensão arterial, tabagismo, níveis elevados de colesterol LDL, baixos níveis de colesterol HDL, diabetes, obesidade, sedentarismo, estresse emocional mantido, ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e dificuldades respiratórias como a SAHOS. 

Diagnóstico da SAHOS - São fundamentais:

§  A história do paciente - muitas vezes contada pelo cônjuge ou pessoa próxima.

§  Exame clínico e laboratoriais:  

Polissonografia - registro de uma noite de sono - é o exame que confirma o diagnóstico. 

Eletrocardiograma, ecocardiograma, gasometria arterial, estudo da função tireoidiana e das taxas sanguíneas, possam ajudar a esclarecer as causas.

Tratamento da SAHOS

§  Correção das alterações metabólicas e dos impedimentos mecânicos, funcionais  ou medicamentosos que deflagram ou agravam o quadro.

§  Redução urgente do sobrepeso. O aumento da gordura na parte superior do tórax e abdome ajudam a impedir a entrada do ar. 

§  Uso de próteses nasais,  para manter a abertura das vias aéreas superiores e o fornecimento de oxigênio durante o sono, em pressão positiva, quando indicados.

§  O êxito do tratamento será maior se multidisciplinar incluindo:  neurologista, psiquiatra, otorrinolaringologista, dentista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta.

ATENÇÃO: O uso noturno de bebidas alcoólicas, relaxantes musculares de ação central, tensiolíticos benzodiazepínicos, determinados antidepressivos e hipnoindutores estão CONTRAINDICADOS  na SAHOS  pois podem agravar perigosamente o quadro.


O sono normal é indispensável  para a saúde orgânica e emocional.









Um comentário:

  1. Amiga querida Dra. Elimar Jacob. Saudades!! BOA TARDE! Mas como são belos os textos escritos. De uma linguagem simples e muito sábia. Li e fui meditando com carinho todo o texto. Mas aprendi muito. Obrigada por tudo. A senhora é demais. Carinhosos abraços. BJSS!!!

    ResponderExcluir

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.