Buscar

9 de fevereiro de 2014



A Psiquiatria ainda provoca
 medo nas pessoas?

Muitas vezes sim.




Pela falta de entendimento do seu papel.

A Psiquiatria é a especialidade médica que trata dos Transtornos Emocionais. Estes carregam uma carga de medos, dúvidas, incertezas e rejeições por parte de muitas pessoas por um relativo desconhecimento de suas causas e, portanto, das suas consequências.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, os transtornos emocionais acometem cerca de 20% da população mundial em algum momento da vida.

Sabemos que as doenças psiquiátricas mais comuns são os transtornos depressivos e os ansiosos.
Alguns transtornos ganham ocasionalmente a mídia e ficam na moda como é o caso atual da depressão bipolar. No entanto, esta é  considerada doença rara porque, assim como a esquizofrenia, acomete a 1% da população.

Os transtornos emocionais são, tanto em suas causas como em suas manifestações, fenômenos complexos porque reúnem fatores biológicos, psicológicos, socioculturais e suas desordens.

O Psiquiatra é, antes de tudo, um Médico.

Tem, portanto, o dever de contemplar o paciente com uma visão abrangente que reúna todas as possibilidades diagnósticas e terapêuticas necessárias à restauração do seu bem-estar.

Para cuidar do seu paciente, todo médico precisa:

·   Jamais perder de vista os fatores biológicos como a predisposição genética, as doenças familiares, o funcionamento metabólico e, especialmente, as doenças orgânicas motivadas e mantidas por problemas  emocionais, que são as Doenças Psicossomáticas.

·                 Ter a visão integral do Ser Humano, que não é apenas um ser biológico. Seu psiquismo convive ininterruptamente com medos, expectativas temerosas, descrenças quanto à sua capacidade de exercer o seu papel profissional, familiar, social, no presente e o no futuro. Sofre a influência das outras pessoas, do que elas esperam dele, do seu meio cultural e teme não conseguir realizar as suas esperanças e projetos.


Para o tratamento mais eficaz, o Psiquiatra buscará o atendimento multiprofissional conjunto com outros especialistas, o que favorecerá acentuadamente o sucesso do tratamento.


Exponho esses e outros conceitos correlatos no livro
Transtornos Emocionais - Bases neuroquímicas e farmacoterápicas (para não Psiquiatras).





3 comentários:

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.