Buscar

17 de novembro de 2019


HEPATOTOXICIDADE por PRODUTOS NATURAIS

DANOS HEPÁTICOS
e suas manifestações clínicas  
pelo uso de ervas naturais e suplementos alimentares
SEM ORIENTAÇÃO.



Não existe tratamento específico para a HILI.

HILI é a sigla do termo preferido para os casos de hepatotoxicidade por ervas e suplementos alimentares (Herbal Induced Liver Injuries) . 




Os Profissionais de Saúde são muito bem informados a esse respeito, embora muitos desses usos pelas pessoas,  
e  seus efeitos,
nem cheguem ao seu conhecimento, o que resulta em
elevada probabilidade de 
sub-diagnóstico.

A identificação de causalidade é mais complexa ainda, uma vez que em um mesmo produto à base de plantas, ou suplemento alimentar, podem coexistir diversos princípios ativos.

Um simples chá de folhas pode ter mais
de 50 princípios ativos diferentes.



As pessoas são levadas a crer que esses produtos são inócuos,
compram pela publicidade e ofertas da internet e, não raro, misturam diversos produtos sem qualquer comprovação cientifica da sua eficácia e sem avaliação de segurança.

É necessário muitas vezes o apoio da Farmacognosia  [ramo da Farmacologia que trata das substâncias medicinais em seu estado natural, antes de serem manipuladas], para avaliação da Fitoquímica, [como o nome indica, estuda a química dos produtos vegetais],  buscando entender se a espécie consumida possui algum princípio ativo que possa explicar a agressão hepatocelular.

As fórmulas termogênicas costumam  ter chá verde concentrado, que é comprovadamente hepatotóxico pelos elevados níveis de catequina.

Os termogênicos contêm elevada concentração de cafeína, que é um estimulante do Sistema Nervoso Central,  acelera o metabolismo, elevando a termogênese, promovendo a produção de energia gerada 
pela queima da gordura corporal.



O uso de doses elevadas de termogênicos pode causar:
·       Taquicardia / Hipertensão arterial,
·       Acidente vascular cerebral (AVC), Insuficiência cardíaca,
·       Agitação ansiosa, Insônia, Dispnéia,
·       Insuficiência renal, Hepatopatia.

Os termogênicos são usados para estimular o metabolismo e acelerar o emagrecimento, aumentando a temperatura corporal. No Brasil, os termogênicos comercializados legalmente são à base de altas doses de cafeína.
A anfetamina está proibida, por ser ainda muito mais agressiva ao organismo.
Embora seja grande importância desses produtos, temos pouquíssimos estudos devidamente controlados de interações medicamentosas entre:
1. suplementos + medicamentos fitoterápicos + medicamentos alopáticos,
2. fitoterápicos + alopáticos,
3. fitoterápicos + outros fitoterápicos.





É comum o paciente não mencionar a medicação natural e/ou fitoterápica entre os seus medicamentos em uso quando da entrevista médica, por considerar dispensável, já que os considera inócuos, elevando a possibilidade de interações medicamentosas.

~~ Cuidado ~~

Todo e qualquer produto deve ter o seu uso bem orientado.


Um comentário:

  1. Estimada Dra. Elimar. Inimaginável para nós, leigos, os riscos que corremos com os chamados" chás, e produtos naturais. São vendidos em profissão nas feiras, mercados, supermercados e até farmácias. Esse tema merece ampla discussão . Obrigada pelo alerta porque siquer os mencionamos aos nossos médicos. E o nosso fígado " tem que se virar". Gostaria que todos pudessem ter acesso só seu blog porque ele é excelente instrumento de educação e cidadania. Que Deus continue a ilumina-la. Abraços.

    ResponderExcluir

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.