Pages

11 de junho de 2021

Série - Mantenha a Serenidade


Adaptar ­­-- Redefinir -- Criar -- Perdoar




Adaptar: alterar rapidamente os seus padrões e expectativas é uma das maneiras mais eficientes de enfrentar e reduzir os aborrecimentos, os fatores estressantes, e aperfeiçoar as respostas emocionais a eles.

A adaptação necessita atitude: a inatividade emocional, afetiva, mental, ou física, cria tensão, e é tóxica, em qualquer circunstância.

Os ajustamentos devem ser permanentes: tão frequentes e cotidianos quanto o necessário para aparar as nossas próprias diferenças. 

São fundamentais ao bom andamento do nosso caminhar.





Redefinir: “posso lidar isso de forma mais leve e divertida?” Sorrisos são contagiantes, melhoram seu ânimo e farão os outros sorrirem também.

Podemos ver as situações sob um novo ângulo, deixando de considerá-las como negativas e, quem sabe, elas deixarão de sê-lo? Substituir “isso não vai funcionar” por “posso fazer com que dê certo”.

Os desafios mostram como o enigma que é o nosso viver pode, a qualquer instante, ser reconfigurado para o bem ou para o mal de acordo com o nosso empenho e merecimento. 





Criar: saiba logo que não há uma técnica única que funcione em todas as situações, mas a aplicação de diferentes modelos, para circunstâncias diversas, fará você saber melhor quando empregar um e outro.

Expresse seus sentimentos de maneira aberta, com a gentileza possível, mas gerando uma nova maneira de estabelecer limites antecipadamente ao que lhe é mais difícil de aceitar, reduzindo a sua frustração.

Fale com alguém: a expressão verbal dos sentimentos é mágica para ordená-los e dar-lhes novos sentidos.





Perdoar: porque sentir raiva gasta muita energia. Perdoar pode exigir prática, mas ao fazê-lo, podemos evitar maior carga de energia negativa, e ainda obter muito contentamento, diversão e deleite.

Perdoar a si mesmo em primeiro lugar. Requer enfrentar os próprios medos, julgamentos, injustiças, limitações, olhar para a própria vida e lembrar de quantas vezes já se equivocou, mas quantas vezes já acertou.

Como seres humanos, estamos em constante processo de evolução, aprendizado, aquisição e conhecimento pessoal. 

Comece já!





Como um sopro, vai passar !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.