Buscar

25 de junho de 2021

 

Minissérie - Comorbidade Emocional

 


Comorbidade é a associação de duas ou mais doenças coexistindo na mesma pessoa. 

Ex: hipertensão e diabetes são comorbidades ligadas à obesidade.

v  Comorbidade emocional - envolve dois ou mais transtornos psiquiátricos, ao mesmo tempo. Exemplo: ansiedade e depressão.

vÉ uma comorbidade muito frequente: aumenta a gravidade de cada um dos quadros, leva à uma pior resposta ao tratamento, menor taxa de remissão, maior uso de substâncias lícitas e ilícitas, redução da qualidade de vida, aumento da mortalidade. 

v  vA ansiedade e a depressão coexistentes estão entre as dez principais causas de incapacidade no mundo.

No Brasil a ansiedade ocupa o terceiro lugar entre todas as doenças, 

e a depressão o quinto.



v  Fica clara a necessidade de diagnóstico e tratamento precoces e resolutivos, o que pode: evitar a interferência deste quadro em outras comorbidades clínicas, promover a redução da ingestão de medicamentos e do número de anos prejudicados pelas dificuldades de estabelecer: relacionamentos, estudar, trabalhar, e tantas outras incapacidades.

v  O tratamento especializado é fundamental: sintomas ansiosos podem mimetizar doenças cardiovasculares, sendo a dor precordial, não cardíaca, um diagnóstico diferencial muitas vezes difícil.

v  No longo prazo, essa comorbidade está associada a um risco elevado de doenças cardiometabólicas.

v  O sedentarismo é uma das marcas da depressão ansiosa, podendo se associar 

a maior risco de suicídio.



v  A comorbidade de depressão e ansiedade com abuso de substâncias (lícitas ou ilícitas), doenças físicas, é frequente nestes quadros e está relacionada ao pior prognóstico.

v  Tratamento - envolve necessariamente: farmacoterapia, psicoterapia, atividade física regular, atividade produtiva, alimentação saudável, envolvimento em uma causa que traga à pessoa objetivos de vida.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.