Buscar

20 de agosto de 2021

 Causa ou Efeito?

Depressão e Osteoporose

 (Cause or Effect? The Link Between Psychological Stress and Osteoporosis).

Elimar Jacob Psiquiatra

 

 


DEPRESSÃO – concorre para a elevação dos níveis de cortisol sanguíneo, o que contribui para a perda de tecido ósseo e OSTEOPOROSE.

 


Ø  Redução da atividade física + depressão + aumento do tabagismo + alcoolismo = deficiências nutricionais e menor densidade óssea.

 Ossos são tecidos vivos que estão continuamente sendo reabsorvidos e novamente formados, o que se chama de remodelação óssea.

 Exercícios físicos são poderosos estimulantes da remodelação óssea. Estimulam diretamente a formação óssea. A falta deles comprometerá seriamente a densidade óssea = osteoporose.

 OSTEOPOROSE e DEPRESSÃO: reduzem a mobilidade da pessoa pelas alterações posturais, receio de quedas, pelas limitações físicas crescentes, representando um círculo vicioso de redução da densidade mineral óssea e fraturas.

 

Ø  Embora a osteoporose e a depressão decorram de mecanismos fisiopatológicos diferentes, ambas resultam na doença óssea.


Numerosos estudos têm examinado a relação entre osteoporose e a depressão em homens. Resultado: a massa óssea é mais reduzida nos que sofrem depressão quando comparados aos homens sem depressão.

Normal: o tecido ósseo é continuamente perdido e regenerado, para manter o balanço sadio e se adaptar aos fatores ambientais.

Ø  Distúrbios nesse processo resultam em massa óssea reduzida e aumento do risco de fraturas tanto em homens, como em mulheres.

 Ø  O processo de envelhecimento, particularmente nas mulheres em pós-menopausa, afeta enormemente a saúde óssea.


Mecanismo bioquímico

Estressores emocionais são inicialmente enviados pelos eixos hipotálamo-hipófise-suprarrenal (HHSR), pelas vias simpaticomedulares, e pela secreção dos hormônios do estresse: glicocorticoides (cortisol) e catecolaminas (adrenalina e noradrenalina).

Ø  Estressores crônicos, afetam prolongadamente o equilíbrio fisiológico, resultando no ciclo recorrente de depressão-ansiosa, osteoporose e numerosas outras doenças.


 Transtornos emocionais e osteoarticulares, necessitam tratamento conjunto: das doenças emocionais + a atividade física orientada, se possível sob o sol, com alegria e persistência.

Sem isso, tanto a ansiedade como a depressão, e suas consequências sobre a saúde física, não terão alívio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.