Buscar

8 de junho de 2022

 

 



ESTRESSE e DEPRESSÃO

Juntos provocam 33% dos casos de mortes de origem cardiovascular.

Percentual maior do que tabagismo, alcoolismo,

obesidade abdominal, infarto do miocárdio, diabetes e AVC.

 

                                                                                              Elimar Jacob Psiquiatra

 

A maioria das doenças tem origem inflamatória. As inflamações teciduais veladas estão na base de praticamente todas as doenças, e são preditoras delas.

 

 

O Sistema Imunológico, ou Sistema Imune, garante proteção ao organismo evitando que as inflamações afetem negativamente a saúde.

Trata-se de um sistema complexo, sofisticado, competente, formado por células, órgãos e transmissores bioquímicos, distribuídos por todo o organismo, imprescindíveis para a sua defesa frente a infecções, ou desafios à sua integridade.

Sistema Imune: compreende as vias pelas quais o ser vivo responde com adaptação aos desafios exógenos e endógenos, atuando como uma grande barreira de proteção.

Redutores da eficiência do sistema imune: quadros emocionais, em especial a depressão-ansiosa, fatores genéticos, metabólicos, nutricionais, ambientais, e a idade.

 

A solidariedade, a bondade, o afeto, o perdão, a compreensão, a cooperação mútua, elevam a eficiência do Sistema Imune, protegendo o organismo da eclosão ou da maior gravidade das inflamações e suas consequências.

 

Elimar Jacob Salzer Rodrigues – Psiquiatra – CRM- 05204 – RQE 10844 – Mestre UFRJ – Profa. UFJF – Titular Associação Brasileira de Psiquiatria ABP – Coordenadora da Comissão de Ética Médica SMCJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.