Buscar

17 de agosto de 2022

 

 


Medo da Dependência aos Psicofármacos

De quem necessita usá-los e/ou de seus familiares.

 

Segue texto                                                                                                          ElimarJacobPsiquiatra

 

·        É a generalização equivocada que se costuma fazer entre fármacos que atuam terapeuticamente no sistema nervoso central e substâncias de abuso ou ilícitas. Nestas a euforia, e outras sensações, reforçam o desejo de repetir o consumo, levando à dependência em pessoas predispostas.

 

·       Os psicofármacos, prescritos e retirados tecnicamente, não provocam sintomas desagradáveis na sua descontinuação.

 

·       Pacientes com depressão-ansiosa podem apresentar recorrência dos sintomas por interromperem a medicação antes do completo efeito terapêutico, sem planejamento.

 

·       Relatos de dependência referem-se a pessoas que usam simultaneamente psicofármacos com o álcool, o cigarro, e outras substâncias, ou têm transtornos de personalidade. 

 

·       A dependência de bebida alcoólica, cocaína, maconha e nicotina, e outras, caracteriza-se pelo consumo compulsivo, dificuldade em interrompê-lo, e recaídas meses ou até anos após a interrupção.

 

·       Desde que as prescrições de psicofármacos e a utilização por parte do paciente sejam corretas, os benefícios são imensamente maiores do que os riscos.

 

Elimar Jacob Salzer Rodrigues – Psiquiatra – CRM- 05204 – RQE 10844 – Mestre UFRJ – Profa. UFJF – Titular Associação Brasileira de Psiquiatria ABP – Coordenadora da Comissão de Ética Médica SMCJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.