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12 de maio de 2019


Ser acolhedor e competente não é o máximo;


é o mínimo. 


Elimar Jacob Salzer Rodrigues - UFJF - Atualização maio/19.




A instalação de uma doença, emocional e/ou física, leva o paciente 
a reeditar suas ansiedades, fantasias e expectativas. 

Ele estará invadido por sentimentos de desamparo, medo, culpa, 
vergonha, revolta e agressividade auto e heterodirigidas.




O setor de Saúde é composto por 10 categorias profissionais: 

Medicina, Farmácia, Odontologia, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, 

Educação Física, Nutrição, Fonoaudiologia, Serviço Social.

O texto que se segue vale também para hospitais, clínicas, 

atendimentos de urgência/emergência e correlatos.




Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local, ou hora para acontecer, nem um profissional específico para fazê-lo: faz parte de todos os encontros do serviço de saúde.

Nada inviabiliza mais o ato profissional do que a incomunicabilidade.

Acolhimento, confiabilidade, segurança, compreensão e cuidado, 
são fundamentais, mas não bastam para um atendimento correto.




É necessário que o profissional esteja  interessado não só nos avanços que ocorrem em sua área, mas nos de áreas correlatas, bem como na cultura mais ampla, para conseguir discernir o que o paciente quer lhe transmitir.


A estagnação, o imobilismo, as ideias pré-concebidas

e a arrogância são indesejáveis e

perigosos em qualquer circunstância.



O objetivo do tratamento é a obtenção da cura 
ou, na sua impossibilidade, 
a redução, a máxima possível, do sofrimento do paciente.

Para isso existem as técnicas de anamnese: 
inventário completo da queixa atual e passada, de tratamentos simultâneos, das medicações usadas anteriormente e de uso atual: 
elas podem estar na base dos sintomas ou serem mesmo a sua causa.

Todos os exames laboratoriais interessam muito e podem ditar uma conduta contemporânea e sofisticada de atenção às 
comorbidadessinais e sintomas associados a outras condições.




Havendo a suspeita de transtornos associados: 
endocrinológico, neurológico, psicológico, psiquiátrico, infeccioso, autoimune, degenerativo, etc, o mais correto e seguro, tanto para o paciente como para o profissional, será solicitar a avaliação e o parecer especializados.

Não hesite em fazê-lo.

Atenção aos aspectos profissional, sócio-cultural, ambiental e 
familiar do paciente.


 REGISTRO - o mais detalhado das queixas e da evolução do tratamento regerá as ações profissionais, e 
poderá evitar erros e futuros constrangimentos.


Não há tratamento sério sem registro

Finalmente, oferecer, com perseverante empenho, um espaço psicológico garantido para que a relação profissional-paciente 
seja plena de confiança e de comprometimento.




Ou, se assim não ocorrer, desistir de toda e qualquer
pretensão de sucesso terapêutico.



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