Buscar

5 de agosto de 2012


PREVENÇÃO:  a palavra MÁGICA da SAÚDE
 

            Há algum tempo, a ênfase do atendimento no campo de saúde vem se deslocando da luta contra as doenças para a prevenção delas.

             O atendimento multiprofissional contemporâneo visa à manutenção da saúde e ao estímulo à melhor qualidade de vida, pelo máximo de tempo possível.

            A medicina atual, adota uma atitude preventiva, que permeia todas as suas especialidades, na tentativa de antecipar-se às doenças evitáveis.

             O emocional é, cada vez mais, alvo de respeitosa consideração e cuidados, o que gera um crescente conhecimento das COMORBIDADES, ou seja, a ocorrência simultânea de transtornos emocionais e doenças clínicas sistêmicas. Uma pode estar na base da outra ou ser mesmo a sua causa, dificultando e até mesmo inviabilizando o sucesso terapêutico de ambas. 

           O livro Transtornos Emocionais: bases neuroquímicas e farmacoterápicasPara não Psiquiatras - destaca o acolhimento ao paciente com uma postura multidisciplinar, que visa a reduzir o tempo do tratamento e o sofrimento, sempre com foco na prevenção da instalação de doenças e na preservação integral das capacidades da pessoa.
            Todas as categorias profissionais que compõem o campo de saúde: Medicina, Farmácia, Odontologia, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Nutrição, Fonoaudiologia , Serviço Social,  compartilham o mesmo objetivo, o que resulta no atendimento preventivo conjunto eficiente.                       

A Depressão e a Demência, tomadas como exemplo, estão entre as principais causas de anos vividos com incapacidades, por levarem à perda da independência e da autonomia.

O aspecto que agrava ambos os quadros é a perda de interesse e motivação do paciente  para a adesão a atividades físicas, culturais e sociais, sua recusa de seguir orientações terapêuticas psicoterápicas e nutricionais, abandonando-se na redução das suas atividades diárias, tornando-se mais sedentário no lar e na sociedade.    Em função disso, sabidamente, várias doenças: cardiológicas, hipertensivas, pulmonares, endócrinas, metabólicas, osteoarticulares e dolorosas, entre muitas outras, se sobrepõem a esses quadros, conduzindo a um círculo vicioso de sofrimentos e de prejuízos crescentes, que podem ser evitados ou minimizados.

            A prevenção nos sinaliza com a esperança de um futuro com menor uso de medicamentos, menos incapacidades e rendimento mais prolongado da saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.