Buscar

21 de novembro de 2014



     A Autoimagem e a Mulher


        O corpo não é apenas um objeto físico. 

      Nele projetamos, sem cessar, uma grande carga emocional e é onde refletimos nossos sentimentos, desejos e fantasias. É, ainda, por intermédio dele que tentamos atender ao que a sociedade contemporânea, em nosso países como o nosso, convencionou esperar das mulheres: produtividade, competência, beleza e juventude perenes.

   Algumas mulheres podem  sofrer um leque de sintomas ansiosos e depressivos diante do esforço que fazem para cumprir todos os papéis que lhes são atribuídos e lutam para se sobrepor aos seus impedimentos físicos e emocionais. 

  Muitas se distanciam da sua essência e se voltam obstinadamente para o supérfluo, buscando o inatingível.

Tudo isso para obter o reconhecimento?


     Certamente devemos manter o nosso corpo o mais saudável possível e em atividade, respeitando, porém, as inevitáveis mudanças que o tempo produz.


Ética, honra, dignidade, sobriedade contam também?


       É indiscutível que a aprovação do outro é importante. Mas há um limite, que é o da avaliação da pessoa sobre si mesma.

      Se a opinião alheia tem maior relevância do que a nossa própria, essa percepção precisa ser adequadamente revista e os sentimentos negativos trabalhados com cuidado.

      A imagem que temos de nós mesmas é um indicador do grau em que se encontra a nossa autoestima. Esta, sabidamente, representa apenas parte da nossa condição emocional, que é significativamente mais complexa.

      A quase totalidade das pessoas, em alguma fase da vida, experimenta frustrações e arrependimentos. Remoer esses sentimentos, sem conduzi-los a uma resolução sadia, só fará minar a autoestima.

          As mulheres são especialmente suscetíveis a esses fatores, podendo lhes causar consequências emocionais e físicas, quando não são devidamente elaborados.






A redução da autoestima, se persistente, pode significar um sintoma depressivo, exigindo pronto e correto atendimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.