Buscar

21 de junho de 2015

ACOMPANHAMENTO EMOCIONAL no CLIMATÉRIO

Elimar Jacob Salzer Rodrigues - Co-autora do livro "Menopausa seja bem-vinda" (esgotado)


Quando os sintomas emocionais tornam-se limitantes da qualidade de vida, o acompanhamento psiquiátrico / psicológico, pode devolver à mulher a alegria  de viver.




Resultado de imagem para mulher menopausa imagens

O sofrimento retratado  acima 
é coisa do passado!


O acompanhamento emocional visa à prevenção e/ou ao tratamento dos sintomas, utilizando-se para isso diversas técnicas psicoterápicas e medicação, esta apenas quando necessária.

Psicofármacos : existem várias classes desses medicamentos, com características próprias de ação e de efeitos terapêuticos.

A escolha responsável do uso da medicação leva em conta o conjunto das características: individuais, socioculturais, doenças clínicas, uso de medicações simultâneas, bem como as dúvidas, anseios, aspirações e perspectivas da pessoa  que apresenta os sintomas.


Resultado de imagem para mulher menopausa imagens


Além disso, é importante que a mulher conte com:  

1.    a cooperação, a compreensão, a amizade, o companheirismo e o apoio, das pessoas que a cercam e que são extremamente necessários em todos os momentos.

2.    projetos: culturais (aprendizado do novo), beneficentes, religiosos, esportivos, atividade física orientada e sistemática, alimentação saudável e lazer  (dança, viagens, jogos, e outras atividades de grupo).

Esse conjunto  faz com que a mulher mantenha sua auto-estima elevada com participação importante e útil em todos os acontecimentos da Vida.


Resultado de imagem para mulher na menopausa imagens

A auto-estima elevada protege-nos 
da depressão.

Utilize os encantos que existem 
em todas as fases da vida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.