Buscar

17 de maio de 2015



Série Doenças Autoimunes:



III - Doença Celíaca.


O glúten de hoje será o ovo de amanhã?

Acima, o título de um bem-humorado post do nosso blog, página "Para Refletir", publicado há mais de dois meses.

Jornal O Globo de hoje - 17.05.15, traz o debate:
Dieta sem glúten: vale a pena para quem?

Neste, especialistas criticam que popularidade do movimento antiglúten extrapole o número reais de paciente com 
Doença Celíaca.


Série Doenças Autoimunes:

III - Doença Celíaca.


A Doença Celíaca é um transtorno autoimune do intestino delgado relativamente raro, ocorre em pessoas geneticamente predispostas, em todas as idades, a partir de meados da infância.




Os sintomas incluem dor e desconforto no sistema digestivo,  obstipação e diarreia crônicas, atraso do desenvolvimento fisiológico em crianças, anemia e fadiga.

Muitas das pessoas com a doença apresentam insuficiência  de vitaminas devido à diminuição da capacidade do intestino delgado de absorver de forma eficaz os  nutrientes dos alimentos.

A Doença Celíaca é causada por uma reação à GLIADINA, uma proteína do glúten presente no trigo, cevada, malte, aveia e centeio.



Quando exposta à gliadina, a enzima transglutaminase tecidual  modifica a proteína e o sistema imunitário da pessoa  reage causando uma reação inflamatória   no intestino delgado.

Essa reação provoca a atrofia das vilosidades intestinais responsáveis pela absorção de nutrientes, o que está na origem da  má-absorção intestinal. 

A doença celíaca pode se associar a outras  Doenças autoimunes: tireoidite de Hashimoto, diabetes mellitus tipo 1, cirrose biliar primária e colite microscópica.

Cuidado: o modismo da dieta sem glúten está trazendo prejuízos para aquelas pessoas que não precisam reduzir essa proteína vegetal.


Para quem não precisa, é uma mudança de hábito alimentar, desnecessária e  maléfica.


Sensibilidade ao glúten

 É uma forma branda, com sintomas menos graves, quando os exames excluíram a D. Celíaca e a Alergia ao trigo.


Alergia ao trigo

É uma resposta imunológicas às proteínas do trigo: albumina e globulina. 

Não constitui uma reação ao glúten, mas é necessário evitar o trigo.




Doença celíaca


O termo "celíaca" tem origem no grego  "abdominal" e foi introduzido no século XIX para traduzir aquela que é considerada a primeira descrição da doença por Areteu da Capadócia, durante a  antiguidade grega.

Tratamento:


Como essa doença tem um forte componente emocional e ambiental, tanto como causa como em consequência, seu tratamento envolve o acompanhamento psicológico, psiquiátrico e a dieta sem glúten. 


  



Um comentário:

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.