Buscar

2 de maio de 2018


Notas sobre Autoestima




A autoestima representa apenas uma parte da condição emocional de cada pessoa.
Não se pode obter conclusões definitivas sobre a saúde emocional da pessoa apenas enfocando o estado atual da sua autoestima.


A percepção da própria habilidade em lidar com determinadas situações tende a ser influenciada pelo desempenho passado.
Se você se amedronta  e recusa, ou sente-se incapaz para uma determinada tarefa, pessoal ou profissional, porque sente que fracassou anteriormente em atuação semelhante e teme que isso se repita sempre, levando a um estado de fuga permanente, sua auto-confiança pode estar necessitando de revisão e de auxílio.

Não significa que, com estímulos e incentivos de pessoas próximas, bem como pelas demonstrações de confiança de pessoas queridas, a questão possa se resolver. Na maioria das vezes, essas atitudes apenas aumentam a tensão e o medo da pessoa que está sofrendo. 


Isso vale para todas as faixas etárias.



É um indício de autoestima inadequada, por exemplo, o desejo de mudar radicalmente a aparência, em jovens e adultos . 

Tanto a autoestima como a autoimagem podem estar alteradas, resultando em grande sofrimento emocional, predispondo até mesmo a outros problemas emocionais, como a bulimia.




A imagem que você tem de sua própria personalidade é indicador confiável do grau de sua autoestima.
Os sentimentos negativos sobre você mesmo(a) precisam ser observados e conduzidos com cuidado.


A incapacidade de se expor a críticas e de aceitá-las 
pode sinalizar para um grau importante de insegurança.


O que estará por trás de tudo isso ?

A psicoterapia  conduzida por profissional competente procurará  elaborar as razões profundas dessas manifestações que tanto dificultam a vida e as realizações pessoais.






3 comentários:

  1. CARLOS ALBERTO GONCALVES03/05/2018, 10:16

    Exatamente assim...a tentativa de uma mudança , seja ela externa ou comportamental,reflete o desejo intrinseco de uma possivel aceitabilidade que se julga nao ser possuidor no que se refere ao outro aos padroes sociais ou a vida em comunidade em uma determinada esfera....Isto pode resultar de uma insatisfaçao maior ainda ja que desta forma deixaremos de ser quem realmente somos em prol do julgamento menos agressivo e vil dos padroes pre estabelecidos pela humanidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querido Colega. Muito agradecida por suas brilhantes palavras que complementam maravilhosamente o meu texto. Volte mais vezes. Abraços.

      Excluir
  2. Parabéns!!!
    O processo de aceitação de si mesmo, inclusive das mudanças que o tempo promove em todos - externas e internas - passa sim por uma autoestima bem construída. Diante de dificuldades, nada melhor que um trabalho aliado a um bom profissional para reescrever uma história pessoal que deixou registros prejudiciais.
    Elma Jacob

    ResponderExcluir

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.