Buscar

5 de julho de 2021

 

ESSA MULHER É LOUCA

 

“Você está imaginando coisas...”, “As mulheres criam, exageram...”, “Querem sempre ser donas da verdade....” Ela quer é criar caso onde não existe...”



v  Não é pequeno o número de mulheres que ouve essa e outras frases depreciativas, às vezes ofensivas, ditas repetidamente por seus maridos, companheiros, no trabalho, e até nas amizades.

 v  Esse comportamento vem sido referido como Gaslighting.

 v  Trata-se de uma forma de violência ou abuso psicológico nos relacionamentos afetivos, onde fatos são seletivamente distorcidos, inventados, omitidos, com a intenção de fazer a vítima duvidar da sua própria memória, percepção ou sanidade emocional.

 



v  A peça teatral Gas Light de 1938 e suas adaptações para o cinema, lançadas em 1940 e 1944 (estrelado por Ingrid Bergman e Charles Boyer), deram origem ao termo devido à manipulação psicológica sistemática utilizada pelo personagem principal contra a sua mulher.

v  O enredo refere-se a um marido que tenta convencer a sua esposa, e a outras pessoas, de que ela é louca, manipulando pequenos detalhes do seu ambiente.

v  O título decorre do piscar das luzes alimentadas por gás na casa do casal. A esposa percebe isso e relata a ele o fato, mas o marido insiste que ela está imaginando coisas, manipulando-a psicologicamente para ter controle sobre ela.

 v  Ele se apresenta inicialmente como um homem encantador, mas, aos poucos, faz com que a mulher duvide da própria sanidade, para roubar rubis que estão escondidos na casa dela. 

  


v  O GASLIGHTING É TÃO PREJUDICIAL QUANTO A VIOLÊNCIA FÍSICA.

 v  Por acontecer de maneira mais sutil, é difícil que a mulher perceba que é vítima, até que já tenha sua autoestima completamente reduzida, anulada mesmo, e totalmente insegura e dependente. 

 v  Ardilosamente, o parceiro fere o emocional da vítima, através de manipulações e mentiras, para se engrandecer e se safar de situações desfavoráveis para ele. 

 

 


v  Embora predominante nos homens, há casos esparsos de mulheres também exercendo o Gaslighting nas relações afetivas.

v  Desde 1960, o termo Gaslighting é utilizado para descrever a manipulação psicológica intencional da realidade para atingir a mulher, gerando nela inseguranças, medos, chegando a lesá-la emocionalmente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.