Buscar

15 de julho de 2021

 AICMOFOBIA

É um dos tipos de fobias: medo irracional, ou excessivo, de agulhas, alfinetes ou injeções. Afeta de 3,5 a 10% da população do mundo. 

Também chamada de aiquimofobia e belenofobia

Adultos, mas crianças especialmente, têm medo de injeção, para a aplicação de medicamentos, vacinas ou para coletar amostra de sangue. A simples ideia de injeção desencadeia resposta imediata de ansiedade.




Em casos mais graves de aicmofobia, a evitação, a ansiedade e o sofrimento associados podem interferir com a rotina diária, o funcionamento ocupacional, e com as relações sociais e pessoais.



Trata-se de um medo irracional – fobia – que pode desencadear um ataque de pânico.

·       Para uma criança, receber uma injeção de um médico ou enfermeiro, um estranho por assim dizer, é em si mesmo algo assustador. Ela não compreende por que razão seus pais não a protegem da dor.

·       Pais, avós e cuidadores também podem ser responsáveis por incutir medo de agulhas na criança.

·       Se um adulto significativo na vida de uma criança demonstra medo de agulhas, é comum que ela desenvolva o mesmo medo.

·       Uma criança pode ter visto um parente idoso receber uma injeção e, algum tempo depois vir a falecer. Isso forma nela uma associação temerosa entre agulhas e morte.

·       Receber uma má notícia, como resultado de uma doença graveconstatada após um exame de sangue, ou sobre a morte de um amigo/membro da família, enquanto vê agulhas ao mesmo tempo, pode conduzir à fobia de agulhas.

·       Sensação de desmaio ou aumento da frequência cardíaca são algumas associações  negativas com agulhas. Algumas pessoas preocupam-se em passar vergonha e desmaiar e, portanto, tendem a evitar agulhas completamente.




    Sintomas da fobia de agulhas e de sangue

  • Sensação de desmaio com a visão ou pensamento sobre agulhas;
  • Aumento do ritmo cardíaco ou da pressão arterial;
  • Dispneia, secura da boca, tremores, náuseas;
  • Ataque de pânico;
  • Pensamentos assustadores e imagens referentes a agulhas, morte, dor, entre outras, podem levar o aicmofóbico a ser incapaz de distinguir a realidade da fantasia;
  • Além do medo de agulhas, essas pessoas podem ter todas as possibilidades de terem medo de sangue (as duas fobias podem ser confundidas), medo de médicos, hospitais, medo de dentistas, já que estes usam anestesias através de injeções.
        Todo esse conjunto acaba por limitar a vida da pessoa, mas tem tratamento. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.