Buscar

18 de novembro de 2021

 

Tempo de Sono e Declínio Cognitivo


Sabe-se que certas reduções ou elevações da duração do tempo do sono fisiológico por muito tempo seguido (cronicamente), pode acelerar a velocidade do declínio cognitivo (redução da memória não Alzheimer).

 Pessoas acima de 65 anos (idosos) que dormem menos de 4h, ou acima de 6 h/noite referem, com muita frequência, diversos graus de declínio cognitivo, sugerindo a existência uma faixa intermediária, na qual a duração do sono é a ideal.

 Sabidamente, os idosos que dormem menos de 6h/noite podem ter maior quantidade de depósitos de proteína beta-amiloide, sinal patognomônico da doença de Alzheimer.

 Como parte de um estudo longitudinal no Knight Alzheimer Disease Research Center da Washington University, fez-se um estudo monitorando a atividade de vigília/sono de 100 participantes, com avaliações cognitivas, genotipagem do gene ApoE, punção lombar com dosagem liquórica de proteína TAUβamiloide, e eletroencefalograma (EEG) de sono.

 

 A Apolipoproteína E (ApoE) está envolvida no transporte e no metabolismo de lipídios, tanto no sistema nervoso central como fora dele. No caso da doença de Alzheimer, parece interferir no metabolismo e no acúmulo do peptídeo beta-amiloide, que é central na fisiopatologia da doença.

  

  • A maioria dos participantes teve pontuação clínica de demência = 0, indicando ausência de comprometimento cognitivo.

  • Doze pessoas tiveram classificação clínica de demência > 0.  A maior parte com queixa de comprometimento cognitivo leve.

  •  Entre os participantes com classificação clínica inicial de demência > 0, a análise do liquor mostrou mais evidências patológicas da doença de Alzheimer.

 As alterações da função cognitiva foram verificadas utilizando-se a pontuação da Preclinical Alzheimer Cognitive Composite (PACC), de uma bateria de testes neuropsicológicos como o Teste de Reconhecimento com Escolha livre e Forçada (Free and Cued Selective Reminding Test), Teste de Evocação Retardada de Memória Lógica (Logical Memory Delayed Recall Test) da Escala de Memória Wechsler Revisada (Wechsler Memory Scale-Revised) Teste de Substituição de Dígitos por Símbolos (Digit Symbol Substitution Test), da Escala de Inteligência do Adulto de Wechsler Revisada (Wechsler Adult Intelligence Scale-Revised), e o Mini Exame do Estado Mental (Minimental).

Resumido de Brendan Lucey - Professor Associado de Neurologia, Diretor do Washington University Sleep Medicine Center USA. Publicado online em 20.10.2021 no periódico Brain.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.