Buscar

2 de dezembro de 2021

 

A EFICIÊNCIA DA TELEMEDICINA


Sinopse – Elimar Jacob Salzer Rodrigues – Psiquiatra

A telemedicina, ou telessaúde, é um recurso seguro e eficaz para o tratamento das doenças clínicas e dos transtornos emocionais como depressão, ansiedade, e muitos outros.

Com a pandemia, e a necessidade de segurança sanitária, foram implementadas formas mais seguras de atendimento, com a mesma eficiência. Adotou-se internacionalmente a plataforma de telessaúde, visando à segurança dos pacientes, com excelentes resultados.  

 Observam-se os mesmos efeitos positivos, redução dos sintomas emocionais e clínicos, níveis altos de satisfação, sensível melhora das atividades da vida diária, da capacidade de enfrentamento, da postura emocional positiva, e do bem-estar geral.

 Verificamos, analisando dados de vários países, que essa modalidade de atendimento se mostrou tão segura e eficaz quanto o tratamento presencial, com menos abstenções” – Dr. Mark Zimmerman, Médico, Professor de Psiquiatria e Comportamento Humano da Brown University e Diretor da Divisão de Ambulatório do Partial Hospital ProgramRhode Island Hospital, em estudo foi publicado online no Journal of Personality Disorders 2021, nos Estados Unidos.

 A primeira teleconsulta da história foi registrada em 1879, de acordo com registros da revista científica The Lancet. Um médico de Boston, nos Estados Unidos, ouviu a tosse de um bebê pelo telefone e informou à mãe que o pequeno paciente estava com crupe (doença inflamatória dos tratos respiratórios comum em crianças). Desde então, a telemedicina acompanha a evolução da tecnologia.

Atualmente, o atendimento online permite que os profissionais da saúde atendam aos seus pacientes à distância, utilizando exames complementares quando necessários, com a mesma eficiência que no consultório. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.