Buscar

25 de janeiro de 2022

 

DEPENDÊNCIA DE JOGOS ELETRÔNICOS (CID-11)

Transtornos Emocionais dos Jogos Eletrônicos = Gaming disorder

 Classificado pela primeira vez como diagnóstico

Com as novas inclusões, a OMS visa a ajudar aos governos, convênios, profissionais de saúde, pais e professores, a identificar os riscos e a promover o tratamento precoce.




Principais sinais e sintomas:

·       elevação excessiva da prioridade dada aos jogos, que passam a prevalecer sobre todas as outras atividades e áreas de interesse da vida pessoal, profissional e social;

·       perda de controle sobre a duração e a frequência das sessões dos jogos, mesmo com impacto negativo sobre a vida familiar, profissional, social e educacional;

·       sintomas pelo afastamento dos jogos: irritabilidade, ansiedade, insônia, tremores, exatamente conforme observados nas demais síndromes de abstinência química, pela alteração intensa da liberação de dopamina no SNC.  

 

Dependência - A base bioquímica cerebral é a tolerância farmacológica, pela qual as células se adaptam e respondem com cada vez menor efeito prazeroso, tendo o usuário que elevar sucessivamente as doses para obter o mesmo prazer anterior. Neste caso, elevando o tempo e a intensidade dos jogos.

Predisposição - Afeta predominantemente pessoas do sexo masculino, com fortes traços de caráter obsessivo-compulsivo na busca do prazer.

·       O pessoa com essa predisposição, busca o prazer ou visa a reduzir os sintomas de abstinência que surgem quando ela se afasta desta fonte.

As chances do desenvolvimento de dependência são imensas, já que a pessoa tem enorme dificuldade de controlar seus impulsos e desejos, e pela sensação de recompensa emocional que resulta da liberação da dopamina cerebral.

Lembrando conceitos clássicos:

Obsessões são ideias, pensamentos, imagens ou impulsos repetitivos e persistentes que são vivenciados como intrusivos e provocam ansiedade. Não são apenas preocupações em relação a problemas cotidianos.

Compulsão é uma atividade mental repetitiva, excessiva, não produtiva, na qual a pessoa persiste, na tentativa de evitar sensações aflitivas. É um comportamento destinado a reduzir o desconforto psíquico resultante de depressão e/ou ansiedade.

As Classificações Internacionais de Doenças (CID) objetivam monitorar a incidência e a prevalência das doenças pela padronização universal dos seus diagnósticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.