Buscar

28 de março de 2022

 

Emoções e Sentimentos

Emoção é a reação a um estímulo.  Sentimento é uma construção.

São respostas distintas, envolvendo áreas cerebrais diferentes.

Elimar Jacob Psiquiatra


 

Emoções são respostas imediatas a um estímulo, não envolvem o pensamento; originam-se principalmente do sistema límbico. São inatas e geneticamente determinadas. Constituem uma reação instintiva, uma reação neural aos estímulos externos, tal como o choro ou o riso.

Sentimentos são resultados do pensamento abstrato, envolvem graus variados de percepção e de avaliação, que são componentes cognitivos; pertencem ao lobo frontal e refletem como a pessoa se sente frente a uma emoção.

São as emoções que dão origem aos sentimentos. Os sentimentos em geral são duradouros e, muitas vezes, fáceis de serem ocultados. Enquanto as emoções estão ligadas ao corpo, ao exterior, os sentimentos fazem parte do universo da mente, do interior.


A emoção pode ser vista - não totalmente, mas em parte: pela expressão facial, pela coloração imediata da pele, pelas contrações musculares faciais e corporais espontâneas. 

O coração acelera = taquicardia.  O ar parece faltar aos pulmões = dispneia.

 

O sentimento não pode ser visto – se a pessoa não quiser revelar, ninguém o saberá.

Não é fácil, mas possível. A dor e o prazer constituem sentimentos. Para controlar diferentes sentimentos, há sistemas cerebrais diferentes. 

 

Falar terapeuticamente das suas emoções e dos seus sentimentos é um dos caminhos para o

autoconhecimento, e para resolver, de forma duradoura, as suas questões emocionais.

 Elimar Jacob Salzer Rodrigues – Psiquiatra – CRM- 05204 – RQE 10844 – Mestre UFRJ – Profa. UFJF – Titular Associação Brasileira de Psiquiatria ABP – Coordenadora da Comissão de Ética Médica SMCJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.