Buscar

19 de abril de 2022

 

Transtorno Depressivo Persistente DSM-5

(Distimia // Transtorno distímico)

 

A pessoa pode ter toda a sua vida desprovida de alegria ou prazer

 

                                                                                     Elimar Jacob Psiquiatra 

 

 

Transtorno Depressivo Persistente: é um quadro emocional semelhante à depressão, definido como uma tristeza de mais longa duração, por pelo menos dois anos, tendendo à cronicidade.

 

Apresenta sintomas mais moderados do que os da depressão, embora a pessoa possa passar privação de qualquer alegria ou prazer cronicamente, sofrendo durante toda a sua vida.

 

É frequente neste quadro a associação de dois ou mais sintomas da depressão, como: rebaixamento ou limitação da energia, perda de interesse pelas atividades cotidianas mesmo as triviais, prejuízos da autoestima, do sono, e da concentração, falta de apetite, e desesperança.

 

É grande o sofrimento da pessoa, já que a resposta terapêutica aos medicamentos e à psicoterapia associada é pobre, dificilmente alcançando a remissão total, ou até mesmo parcial, dos sintomas.

 

O tratamento deverá incluir o conjunto de: farmacoterapia e psicoterapia específicas para as queixas de cada pessoa, atividade física lúdica e orientada para suas características, atividades culturais e de ajuda, que podem contribuir, ainda que de forma restrita, para a redução dos sintomas.

 

Elimar Jacob Salzer Rodrigues – Psiquiatra – CRM- 05204 – RQE 10844 – Mestre UFRJ – Profa. UFJF – Titular Associação Brasileira de Psiquiatria ABP – Coordenadora da Comissão de Ética Médica SMCJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.