Buscar

11 de maio de 2022

 

MULHER: HORMÔNIOS E DEPRESSÃO.

 

                                                                                                                Elimar Jacob Psiquiatra

A depressão é um transtorno complexo, com prejuízos emocionais, cognitivos e da saúde geral, que atinge homens e mulheres.

As mulheres têm fatores predisponentes mais numerosos: maior exposição ao estresse por múltiplas funções e exigências ao longo da vida, e pela flutuação hormonal.

Sobressaem-se os sintomas de tristeza, ansiedade, angústia, irritabilidade, falta de prazer, culpa, desesperança, fadiga sem relação aos esforços, alterações do apetite, insônia, dores difusas sem causa orgânica identificável, gastralgias, precordialgias. Afeta intensamente a atenção, a memória e a execução de tarefas, podendo, em casos mais complexos, chegar à ideação suicida.

Na mulher os sintomas depressivos se intensificam também por variações hormonais nas fases: pré-menstrual, gravidez, puerpério e perimenopausa.  

Novamente, o melhor atendimento é o multiprofissional, necessariamente: ginecologia e psiquiatria, e tudo o mais que for necessário para cuidar das queixas e suas causas, sem o que, nenhum tratamento obterá seu êxito.

Elimar Jacob Salzer Rodrigues – Psiquiatra – CRM- 05204 – RQE 10844 – Mestre UFRJ – Profa. UFJF – Titular Associação Brasileira de Psiquiatria ABP – Coordenadora da Comissão de Ética Médica SMCJF.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.