Buscar

28 de janeiro de 2015

Cansaço?

Cochilo diurno ajuda? Ajuda a todos?

Há Controvérsias!

Dormir durante o dia pode trazer benefícios cognitivos para algumas pessoas, desde que se respeitem algumas regras.

Dormir durante o dia pode trazer benefícios cognitivos, por melhorar o estado geral de atenção, a percepção e o processo de consolidação da memória, além do aumento da capacidade motora.
Estudos com atletas na Universidade de Tecnologia de Pequim, avaliou os efeitos da soneca após treinamentos. 

Concluiu-se que o cochilo melhorou a função cerebral e os sistemas visuais dos participantes, promoveu sua rápida recuperação física e mental, e facilitou a consolidação de memória motora.
A Arte do Cochilo
O horário e a duração da soneca são cruciais.

De acordo com os estudiosos do assunto, o horário mais natural para o cochilo - baseado nos nossos ritmos circadianos (relógio biológico) é o período entre 2 e 4h da tarde.

Um estudo feito na Austrália revelou que uma soneca de dez minutos durante a tarde foi suficiente para ajudar na recuperação de uma noite mal dormida.

Os voluntários disseram estar se sentindo menos sonolentos e mais energizados. E apresentaram melhora em seu desempenho cognitivo, medido por testes, durante até três horas após a soneca.





Embora cochilos mais longos - de 20 e 30 minutos - também tenham apresentado benefícios, as melhoras cognitivas levaram mais tempo para se manifestar.

Presume-se que isso tenha acontecido porque os participantes tiveram de se recuperar da inércia provocada pelo sono mais prolongado.

Quem tira soneca deve evitar tarefas complicadas, de grande importância, logo após acordar: "Quando você acorda, pode fazer tarefas simples,  mas seu cérebro precisa de uma hora ou duas para voltar a funcionar plenamente".
ia ainda não são uma realidade de mercado
Portanto, acertar o horário da soneca é essencial. 
Isso é algo que os novos aplicativos em smartphones e até as chamadas "máscaras de sono" tentam calcular para você.

A NeuroOn, uma máscara de dormir inteligente que monitora ondas cerebrais e movimentos oculares do usuário para acordá-lo no momento certo, deve chegar às lojas ainda neste ano.

É apenas uma questão de tempo até que um aparelho desse tipo, capaz de monitorar com precisão as diversas fases do sono de uma pessoa, chegue ao mercado.

Ressalvas

É possível que o cochilo no meio da tarde NÃO traga benefícios para todo mundo.

Será que pessoas que não têm inclinação natural para tirar sonecas diurnas obtêm benefícios cognitivos ao serem treinadas para dormir regularmente durante o dia?

Os resultados de estudos parecem sugerir que não. Ou seja, se você não sente necessidade de uma soneca, não adianta se forçar.

Com o correr da idade, há também o risco de redução do sono noturno em função dos cochilos diurnos.
Não importa como você organiza as sonecas, elas jamais vão ser tão benéficas quanto uma boa noite de sono.

O ideal é a pessoa dormir à noite que é quando o sono tem atividade mais importante sobre o  metabolismo cerebral e corporal, reforça a imunidade e responde pela estabilidade do bom humor.



Baseado em Tiffanie Wen - BBC Future - 26 janeiro 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.