Buscar

1 de fevereiro de 2015

Música, Artes e Matemática

evocam atividades similares no cérebro e favorecem as relações humanas

Os encantos dessas áreas são comparadas,  por estudos científicos ou por observações diversas, oriundos de todas as partes do planeta, desde tempos imemoriais.



Aí está a Acrópole de Atenas, da qual se diz  ser "uma sinfonia de pedra". 
O que dizer de suas estátuas e frisas? 

Acropolis de Atenas

Erguido no século V a.C. na Acrópolis, uma montanha localizada no centro da cidade de Atenas.
Reconstituição gráfica do Período Clássico.

Frisas preservadas no British Museum de Londres, à espera de retornar ao seu lugar.


Os atrativos do raciocínio abstrato podem estar ligados à ativação da mesma região cerebral responsável pelo reconhecimento da beleza: o córtex órbito-frontal medial uma área que integra as emoções sensoriais.

Esta região cerebral é intensamente ativada quando apreciamos música ou qualquer forma de arte e as percebemos belas.




Moça com Brinco de Pérola
Uma das obras-primas do pintor  holandês Johannes Vermeer   1665.

Mauritshuis, Haia
 Um rico museu, em importante prédio histórico, construído por   Maurício de Nassau , que foi governador do  Brasil holandês no século XVII.


Segundo o neurocientista Semir Zeki, "Ao longo da evolução, a possibilidade de reconhecer a beleza e valorizá-la pode ter sido um recurso importante para a sobrevivência neste planeta, já que tendemos a identificar o belo como indicador de verdade e até de saúde." (Scientific American - Mente e Cérebro - Out/2014).





A Orquestra Filarmônica de Israel fez, em Campinas (SP), concerto gratuito na Praça Arautos da Paz, em 2013. A apresentação contou com a regência do internacionalmente famoso maestro indiano Zubin Mehta.
Um público de 5 mil pessoas assistiu a apresentação.


Assim, é essencial a manutenção do ensino de música e de artes no ensino fundamental, porque  maior aproximação entre a razão e a emoção  favorecerá o aprendizado e o refinamento das relações humanas.

Um comentário:

  1. Aprecio muito seus posts no blog. Seja como artigo científico, informações, diversão, pura cultura! Aliás, a respeito de arte, beleza, pintura, etc, na citação do quadro "A moça do brinco de pérola", gostaria de indicar o filme com o mesmo nome, mostrando como ele foi pintado e porque. um grande abraço.
    Sônia Sotto.

    ResponderExcluir

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.