Buscar

12 de setembro de 2015

Tratamento Personalizado e Exato:

Perspectivas futuras


Por séculos, a Medicina foi muito mais arte do que ciência.

Nas últimas décadas, a Medicina foi gradativamente se tornando mais científica, impulsionada principalmente por
métodos estatísticos. Com eles, os médicos aprenderam o que funciona e o que não funciona para a maioria.

Com a Genética, a Medicina passa a ser muito mais ciência do que arte, pois os médicos passam a saber o que funciona e o que não funciona para cada pessoa.





Conceitos básicos:

1- Pesquisa translacional  - tem seu início na ciência básica e sua conclusão na aplicação prática do conhecimento apreendido.

Aplicação na medicina - por exemplo: na pesquisa sobre uma proteína presente na membrana celular, o trabalho continua até a sua culminação com o desenvolvimento de uma medicação para a terapia de uma doença degenerativa.

2 - Medicina personalizada  - é o uso de biomarcadores para a detecção de traços genéticos específicos de cada pessoa, para orientar a prevenção e o tratamento das diferentes doenças.



Resultado de imagem para terapia genética imagens


A identificação de vários genes relacionados a doenças neuropsiquiátricas, hereditárias, oncológicas, infecciosas e outras, permite a detecção de polimorfismos genéticos que são determinantes das diferentes respostas clínicas dessas doenças ao tratamento.

As pesquisas de medicina personalizada são dirigidas para detectar variações genéticas que alteram a atuação de fármacos nos alvos do tratamento ou suas vias metabólicas.

Permitem tratamentos específicos para cada doença e para 
cada paciente.



Como é natural, os avanços técnicos, quando testados na prática clínica, raramente se tornam eficientes de um dia para o outro.

É sempre necessário um refinamento futuro.

Constitui a nossa maior expectativa para o tratamento das doenças neuropsiquiátricas, e outras, no momento, infelizmente, sem esperança de cura.

Ressaltamos, no entanto, que os avanços científicos, tão bem-vindos, não podem prescindir da arte e da compaixão, essenciais para a prática da Medicina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.