Buscar

24 de novembro de 2015

5 (ou 6) ‘regras de ouro’ 

para prevenir demências



ONG britânica, Age UK, identificou cinco passos que podem ajudar as pessoas a manter a saúde do cérebro e reduzir os riscos de se desenvolver o Mal de Alzheimer e outras formas de demência.

Segundo a organização, cerca de 76% do declínio cognitivo (habilidades cerebrais, que incluem a memória) está associado ao estilo de vida e a outros fatores ambientais, como o nível de educação.

"Ainda que não haja cura ou reversão da demência, há formas simples e eficientes de reduzir o risco", declara Caroline Abrahams, diretora da Age UK.

"As atitudes que podem manter nossos cérebros saudáveis, são também excelentes para o coração e para a saúde em geral."

1. Exercícios físicos regulares

Exercícios aeróbicos, de resistência e de equilíbrio se mostraram como o modo mais eficiente de evitar o declínio cognitivo entre idosos.



"Exercitar-se três a cinco vezes por semana, entre 30 minutos e 1 hora, é benéfico", diz a Age UK.

2. Dieta mediterrânea

Os hábitos alimentares de 18 mil pessoas com média de 64 anos foram analisados. As dietas que se aproximavam da mediterrânea reduziram o risco de deterioração mental em quase um quinto.



A dieta mediterrânea é rica em ácidos graxos ômega-3, encontrados em alguns peixes, nozes e linhaça -, além de incluir muitos vegetais e frutas frescos, que têm pouca gordura saturada.
Tudo isso ajuda o sistema nervoso e a memória.

3. Não fumar

Os dados revisados pela ONG apontam um número significativo de casos de demência entre fumantes em comparação com quem nunca fumou.

4. Bebidas alcoólicas com moderação

Beber em excesso também está relacionado a maior risco de demência - causando perdas de tecido cerebral sobretudo em partes do cérebro responsáveis pela memória e pelo processamento de informações visuais.

O consumo moderado de álcool parece proteger o tecido cerebral, ao aumentar o bom colesterol e baixar o mau.

5. Prevenir e tratar a diabetes, pressão alta e obesidade

Um estudo global apresentado em setembro/2015 pela entidade Alzheimer’s Disease International apontou que pessoas que sofrem de diabetes têm chances muito maiores de desenvolver demência.

Pessoas portadoras de diabetes tipo 2 também têm mais probabilidade de sofrerem de obesidade e outros problemas de saúde que tendem a aumentar o risco de demência.

6. Acréscimo meu:

Mantenha atividades produtivas e prazerosas.
Aprenda e utilize novas habilidades.
Sempre que possível, em grupo e com pessoas agradáveis.





Colaboração de Emir Jacob, com  base em artigos da BBC.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.