Buscar

23 de novembro de 2015

Vigorexia e Ortorexia


São transtornos emocionais que podem ser classificados entre os

TRANSTORNOS ALIMENTARES ou  
 TRANSTORNOS OBSESSIVO-COMPULSIVOS

Associa-se ao TRANSTORNO DISMÓRFICO CORPORAL





Vigorexia  
(Síndrome de Adônis - culto ao corpo perfeito )

Nas mitologias fenícia e grega era um jovem tido como modelo de beleza masculina, 
extremamente carismático, por quem todas as mulheres se apaixonavam.





A dependência ao exercício, chamada
de Vigorexia (overtraining, em inglês), é um transtorno emocional no qual pessoas desenvolvem fanatismo por exercícios físicos - excessivos, ilimitados, com valorização obsessiva do corpo perfeito - jamais se satisfazendo.

Pessoas com esse tipo de transtorno não enxergam as consequências nocivas e não acreditam nas suas contra-indicações, mesmo profissionalmente bem orientadas.


Esta patologia apresenta-se associada a traços de personalidade como baixa de autoestima, dificuldade de integração social, rejeição da própria imagem corporal, introversão, inferioridade e insegurança.

Esta obsessão com o corpo está na outra ponta da anorexia nervosa.

Relacionam-se também a valores sócio-culturais e a padrões de beleza aceitos naquela sociedade em uma determinada época (modismo).

A Vigorexia  surge mais intensa no seio de uma sociedade consumista, competitiva, frívola, onde o culto à imagem acaba adquirindo contornos patológicos. 

É mais frequente em homens e caracteriza-se por uma preocupação excessiva em ficar forte a todo custo.


Os que sofrem desse transtorno apresentam percepção psíquica distorcida da imagem corporal: consideram-se fracos, magros e até esqueléticos, têm vergonha do seu corpo, recorrendo aos exercícios excessivos e a fórmulas mágicas de substâncias para acelerar o fortalecimento.


O perigoso consumo dos esteroides anabolizantes e de excesso de proteínas eleva o risco de doenças cardiovasculares, lesões hepáticas, disfunções sexuais, diminuição do tamanho dos testículos e maior propensão ao câncer da próstata.


Ortorexia


É, dentro das "patologias culturais", o exagero em dietas naturalistas.

Ortorexia é um neologismo do grego, em que
orthós significa "correto", e oréxis, apetite.


Trata-se de um quadro onde a pessoa é muito preocupada em manter hábitos alimentares rígidos e dedica grande parte do tempo a planejar, comprar, preparar e fazer refeições "saudáveis".

Constitui mais um traço obsessivo alimentar, onde o paciente sofre para manter de um autocontrole rigoroso e não se render diante das tentações da mesa.

Como na vigorexia, nota-se um forte traço obsessivo,  uma preocupação exagerada com a perfeição, e uma rigidez cega a normas e regras.




Diferenças Básicas entre Anorexia e Vigorexia



Anorexia

Vigorexia



Autoimagem Obeso
Automedicação laxantes, diuréticos
Sexo Feminino

Autoimagem de fraco
Automedicação anabolizantes
Sexo Masculino







Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.