Buscar

17 de julho de 2016

PÚRPURA TROMBOCITOPÊNICA IMUNOLÓGICA (PTI)


          É uma doença autoimune que se caracteriza pela destruição das plaquetas, células produzidas na medula óssea, ligadas ao processo de coagulação do sangue.




Doenças autoimunes ocorre quando o sistema imunológico da pessoa passa a produzir anticorpos de forma inapropriada, contra componentes do seu próprio organismo.

Por motivos variados, nem sempre esclarecidos, o  corpo passa a confundir suas próprias proteínas com agentes invasores, passando a atacá-las.





O nome Púrpura refere-se às manchas roxas ou avermelhadas indicativas de sangramentos que aparecem na pele; trombocitopênica, em razão do sangramento ser provocado pela queda do número de plaquetas (trombocitopenia).



O diagnóstico baseia-se no exame clínico e no resultado do hemograma.

É importante fazer o diagnóstico diferencial com aids, lúpus, leucemia e infecções virais.

·       A enfermidade afeta uma em cada 10 mil pessoas e incide mais nas mulheres em idade fértil do que nos homens.
·       Crianças podem apresentar uma forma aguda e autolimitada de PTI, em geral decorrente de um quadro infeccioso viral.

Os sinais e sintomas surgem quando a queda do número de plaquetas compromete o processo de coagulação do sangue a ponto de provocar sangramentos: 
  • petéquias  e equimoses - manchas na pele; 
  • sangramentos nasais (epistaxes), nas gengivas, gastrintestinais e no trato urinário; 
  • edemas, dores nas pernas e hemorragias menstruais.


Na infância, pode ocorrer remissão espontânea da doença.
 Cerca de 90% das crianças voltam a apresentar nível de plaquetas normal, por isso é chamada de PTI aguda.
A intensidade dos sintomas varia muito de um paciente para outro. Em alguns casos, especialmente na infância, eles podem ser assintomáticos e dispensam tratamento.

São várias as formas de tratamento que serão instituídas em sequência pelo hematologista, dependendo da resposta do paciente.


A causa da púrpura ainda não é clara, assim como na grande maioria das doenças autoimunes, apresentando relação com problemas emocionais.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA ENRIQUECIMENTO DESTE TEXTO, ENVIE O SEU COMENTÁRIO OU PERGUNTA.